Veículos

Seguro de carro: para que serve?

Comprar um veículo é a realização de um sonho, uma declaração de independência! Mas não podemos ignorar que nos dias atuais, roubo e furtos de veículos, colisões e outros imprevistos são uma realidade cada vez mais constante.
Basta acompanhar os números para ver que ano a ano o número de roubo e furto de automóveis só faz crescer, em todo o país.
Infelizmente não podemos fazer nada para impedir essa realidade, mas com o Seguro Auto, você pode garantir a reposição do seu bem caso seja acometido por diversas situações.
Quais as coberturas disponíveis em um seguro de carros
O seguro de carro é cheio de coberturas que variam bastante entre as seguradoras, indo de carro reserva até a higienização em caso de alagamento.
As coberturas mais procuradas são:
Cobertura de Incêndio e Roubo: Garante a indenização ao Segurado em caso de Roubo, Furto, Incêndio e até Explosão do Veículo.
Cobertura Compreensiva: Além da Cobertura de Incêndio, Roubo e Furto, garante a indenização também quando houver colisão, independente do segurado ser culpado ou não. Não garante danos causados a terceiros.
Coberturas de Danos a Terceiros (RCF-V): RCF-V é a sigla utilizada no mercado para “Responsabilidade Civil Facultativa de Veículo” e serve para cobrir
Danos Materiais (DM) ou Danos Corporais (DC) causados a terceiros pelo veículo segurado.
Acidentes Pessoais de Passageiros, ou APP: Concede cobertura aos passageiros do veículo ou beneficiários em caso de colisão onde os mesmos sofram lesão ou até mesmo a morte.
Assistência 24 horas: Garante ao segurado serviços emergenciais para seu veículo como Pane Mecânica, Pane Seca, Pane Elétrica, Troca de Pneu, e muito mais. Os limites de quilometragem variam de acordo com o plano e a seguradora escolhida.
Proteção aos Vidros: Cobertura que garante a reposição ou reparo do vidro danificado mediante ao pagamento de pequena franquia. Pode ser estendida aos retrovisores, faróis e lanternas.

Para que serve a franquia no seguro de carro

A franquia é uma participação financeira obrigatória em caso de sinistro parcial, ou seja, quando não é declarada perda total pela seguradora. Este valor é acordado na contratação do seguro e existem geralmente três opções de franquia a serem escolhidas:
Básica ou Normal: É a mais utilizada e não existe um padrão entre as companhias para determinar qual é este valor, que pode variar bastante.
Majorada: É uma franquia que, geralmente é 100% maior que a básica ou normal. Esse aumento interfere na redução do valor do prêmio (preço) a ser pago pelo segurado, mas também aumenta significativamente o valor do seguro.
Reduzida: Ao contrário da Majorada, a franquia reduzida é, geralmente, 50% da franquia Básica ou Normal.
Como é feita a cotação para seguro de carro?
A cotação de seguro auto é feita se baseando em diversas variáveis. É comum clientes comprarem um veículo se baseando no que o antigo proprietário pagava de seguro e tomar um verdadeiro susto ao cotar o seguro do mesmo veículo para si e também é comum a situação inversa.

Como é feita a cotação para seguro de carro?

 

A cotação de seguro auto é feita se baseando em diversas variáveis. É comum clientes comprarem um veículo se baseando no que o antigo proprietário pagava de seguro e tomar um verdadeiro susto ao cotar o seguro do mesmo veículo para si e também é comum a situação inversa

Os principais fatores que levam a precificação de um seguro são:

Endereço de Pernoite ou Classe de Localização: Existem regiões e cidades com maior incidência de roubo e furto do que outras.
Condutor: É aqui que entram o maior numero de variáveis. Idade, tempo de habilitação, estado civil e profissão, são alguns dos itens avaliados pelo sistema de calculo de uma companhia de seguros. Quanto maior a idade e experiência, menor o custo. O histórico do segurado na companhia ajuda bastante neste quesito.
Garagem em Casa, Trabalho, Faculdade: Quanto mais você proteger seu veículo, menos exposto ao risco ele estará e, consequentemente menor será o prêmio (valor) pago a seguradora no seguro de carro.
Uso do Veículo: Utiliza o veículo para ida e volta ao trabalho? Para faculdade? Visita clientes frequentemente? Ou é só para lazer? Quanto mais uso, mais risco de sinistro!
Modelo do Veículo: Alguns modelos de veículos são mais roubados que outros isso é óbvio. Porém, cada seguradora possui uma experiência específica com cada modelo e os preços podem variar bastante de companhia para companhia.
Coberturas contratadas: Existe uma gama enorme de coberturas. A Paiva e Paiva Corretora de Seguros procura esclarecer e orientar aos seus clientes quanto à necessidade de cada cobertura para que a contratação de coberturas desnecessárias não interfira negativamente na formação do prêmio (preço) do seguro.